Você acha que para desenvolver uma logomarca precisa apenas saber utilizar softwares de imagem? Se você acha que sim está muito enganado.
A logomarca de uma empresa é a sua identidade, através dela é passada ao cliente a imagem do que a empresa representa. Uma empresa com uma logomarca mal feita pode passar ao cliente insegurança nos serviços que a empresa presta ou produtos que ela vende, além de diversos outros pontos ruins que irá acarretar a empresa. Já uma logomarca bem elaborada, feita por um profissional, de preferência da área de publicidade, faz com que o cliente veja a empresa com outros olhos tendo mais confiança, pois a logomarca irá lhe passar a imagem de profissionalismo e confiabilidade.
Há muitos casos em que a logomarca é mais valiosa que a própria empresa. Veja o caso da famosa Coca-Cola, em 2007 sua marca estava avaliada em US$ 65.234 bilhões. Por isso quando se trata de criação de logomarca deve-se ter muito cuidado, já que ela que vai representar visualmente a marca da empresa.
Voltando a resposta da pergunta inicial podemos ver que um profissional da área de publicidade deve realizar uma análise da marca, onde irá definir junto ao cliente seus atributos e o que ela deve transmitir ao cliente. Onde a marca deve se comunicar na mesma linguagem do publico alvo da empresa. Com isso vemos que não basta um bom software e sim um bom profissional.
Por esta razão, quando for elaborar a logomarca de sua empresa, não tenha pressa, procure um profissional da área para auxiliá-lo no desenvolvimento de sua logomarca, que seja de forma profissional e passe ao seu público-alvo (cliente) o que sua empresa quer transmitir.
Os detalhes fazem toda a diferença. O tipo de fonte utilizada, a espessura, a criação de um ícone, cada detalhe de sua logo vai transmitir ao seu cliente uma idéia. Deve haver a harmonia entre todos os elementos com sensibilidade e bom gosto do designer, já que o resultado esperado é ter uma logomarca que atraia os clientes.
Autor: José Paulo de C. Madeira
Seja o primeiro a comentar "A importância da LOGOMARCA"